Aproveitando o link com algumas postagens anteriores e também uma pesquisa que estamos realizando para um projeto que está em fase de concepção, resolvemos fazer uma postagem sobre os ladrilhos hidráulicos.
O ladrilho hidráulico tem origem nos mosaicos bizantinos, foram muito utilizados nos castelos e prédios públicos por toda a Europa, logo após, foram introduzidos e popularizados na arquitetura das residências, chegou ao Brasil no final do século XIX.
Hoje ele está de volta, e é utilizado como forma de personalizar projetos, ainda é fabricado de forma artesanal. Cada peça é composta por uma placa de cimento, areia, pó de mármore e pigmentos, possui alta resistência ao desgaste, podendo ser confeccionado em diferentes modelos com padrões geométricos, florais, art déco, art nouveau e desenhos contemporâneos.
Foto Fábrica de Mosaicos
Mostruário Portal das Pedras
Foto Taís Viana
Mostruário Portal das Pedras
Foto Taís Viana
No projeto em que estamos trabalhando, e que logo será postado no blog, a princípio iremos utilizar o produto nos pisos internos e externos e também como revestimento de parede, o que casa muito bem com madeira e com o piso de cimento queimado, outros elementos que serão utilizados na proposta.
Em Pelotas sugerimos dois locais onde os ladrilhos são produzidos e podem ser encontrados para venda, os endereços estão logo abaixo:
http://www.portaldaspedras.ind.br/content/site/pt/index.php
http://fabricademosaicos.com.br/
Ladrilhos Praça Coronel Pedro Osório - PelotasRS
Foto Vinícius Fernandes