quarta-feira, 8 de julho de 2009

Fundação Iberê Camargo

por taís viana

Organizando as minhas fotos no computador encontrei imagens da recente viagem a Porto Alegre, onde tive a oportunidade de visitar o prédio sede da Fundação Iberê Camargo (inaugurado em maio de 2008).

Iberê Camargo é um dos grandes nomes da arte no século XX, nada mais merecido do que um local permanente para expor suas obras, nasceu no interior do Rio Grande do Sul, mas passou parte de sua vida no Rio de Janeiro. Possui um acervo de mais de sete mil obras.


O prédio foi projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza, um dos arquitetos contemporâneos mais importantes no cenário mundial. O projeto já foi contemplado com alguns prêmios, dentre eles, o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza (2002).

A arquitetura contemporânea do prédio abriga salas expositivas, centros de documentação e pesquisa, ateliês, auditório, loja, cafeteria, entre outros ambientes.

O acesso é fácil, localiza-se em uma via importante do sistema viário de POA, e dispõe de estacionamento próprio, mas pago de acordo com o tempo de permanência. O ingresso é gratuito.

As imagens já traduzem o que é o encontro destes dois artistas, Siza e Iberê, para quem tiver a oportunidade não deixem de passar por lá. Vá com tempo e curta a integração entre pintura, gravura, desenhos, guaches e a arquitetura associada com a bela paisagem do Rio Guaíba.

Maiores informações http://www.iberecamargo.org.br/

2 comentários:

wendie disse...

Dupla de tres!!!...nossa viagem foi show... e p/ variar as fotitos de vcs tbm ficaram 10!!...mas vmos combinar que o predio deu uma ajudinha - e a propria obra de arte!!realmente, nao da p/ deixar de visitar.bjao meu

Viana e Fernandes disse...

Valeu Wendinha! O prédio é realmente muito legal e ajuda muito nas fotinhos! Quando será a próxima visita a "capital"!? Certamente teremos mais material para colocar no blog!

Abração nosso!