domingo, 12 de julho de 2009

Pelotas

Nesta última semana foram realizadas diversas atividades com a finalidade de comemorar os 197 anos de Pelotas. Nós, pelotenses e amantes dessa cidade, não poderíamos deixar de postar algo.

A cidade surgiu às margens do Arroio Pelotas com a instalação da indústria saladeiril, as chamadas charqueadas, local onde se produzia o charque. O desenvolvimento econômico aconteceu simultaneamente ao progresso da produção do charque, responsáveis pela origem de um conjunto de obras arquitetônicas que transformaram Pelotas em uma importante cidade eclética do Rio Grande do Sul.

Atualmente, mesmo que prédios tenham sido demolidos ou descaracterizados, ainda existem muitos exemplares dessa época, e é caminhando pelas ruas que podemos observar a arquitetura eclética e os detalhes; as calçadas revestidas com ladrilhos hidráulicos; os meios-fios de granito e de altura maior que o utilizado hoje e o calçamento de pedra irregular. Às margens do Arroio Pelotas e do Canal São Gonçalo encontramos as antigas sedes das Charqueadas, retratos de um período e da arquitetura luso-brasileira.

Dentre esses locais podemos citar um dos preferidos, a Praça Coronel Pedro Osório, mesmo que o seu entorno esteja um pouco descaracterizado, podemos construir, através do imaginário, a realidade do século XIX.

Ah! O Laranjal! Praia do verão, do inverno... enfim, de todas as estações!!! O melhor lugar para tomar chimarrão, conversar com os amigos, refletir, caminhar, tomar sol...

Problemas? Sim, temos vários. Mas no aniversário é dia de lembrar aquilo que temos de bom e para os outros dias deixamos a luta para construir uma Pelotas melhor!
Para quem conhece a cidade, fica aí um olhar pessoal e para quem não conhece, fica o convite!

3 comentários:

wendie disse...

Tais!!faço minha as suas palavras!!!...principalmente sobre o laranjal!!que novidade!!!hehehe
Adorei as fotitos!!
quem foi "o fotografo"??
bjao p/ dupla!

ingrid disse...

Olá,tbm sou pelotense e adoro nossa cidade!
Lendo a postagem de vcs fiquei pensando nas coisas boas que temos e lembrei do livro que estou lendo SATOLEP,do escritor,Vitor Ramil.SENSACIONAL,recomendo.
Legal o blog de vcs.
Abraços,Ingrid

Taís disse...

Obrigada pelos comentários!!!
Abraços
Taís

ps. realmente SATOLEP é ótimo, a cada página do livro da cidade "imaginária" descobrimos um novo jeito de ver Pelotas.