domingo, 26 de julho de 2009

Ladrilhos Hidráulicos

Aproveitando o link com algumas postagens anteriores e também uma pesquisa que estamos realizando para um projeto que está em fase de concepção, resolvemos fazer uma postagem sobre os ladrilhos hidráulicos.

O ladrilho hidráulico tem origem nos mosaicos bizantinos, foram muito utilizados nos castelos e prédios públicos por toda a Europa, logo após, foram introduzidos e popularizados na arquitetura das residências, chegou ao Brasil no final do século XIX.

Hoje ele está de volta, e é utilizado como forma de personalizar projetos, ainda é fabricado de forma artesanal. Cada peça é composta por uma placa de cimento, areia, pó de mármore e pigmentos, possui alta resistência ao desgaste, podendo ser confeccionado em diferentes modelos com padrões geométricos, florais, art déco, art nouveau e desenhos contemporâneos.

Pode ser utilizado tanto internamente quanto externamente e até mesmo em acabamento de paredes.Seu nome foi dado devido ao processo de cura que se dá na água, sem o processo de queima.


Processo de fabricação
Foto Fábrica de Mosaicos


Mostruário Portal das Pedras
Foto Taís Viana

Mostruário Portal das Pedras
Foto Taís Viana

No projeto em que estamos trabalhando, e que logo será postado no blog, a princípio iremos utilizar o produto nos pisos internos e externos e também como revestimento de parede, o que casa muito bem com madeira e com o piso de cimento queimado, outros elementos que serão utilizados na proposta.

Em Pelotas sugerimos dois locais onde os ladrilhos são produzidos e podem ser encontrados para venda, os endereços estão logo abaixo:


http://www.portaldaspedras.ind.br/content/site/pt/index.php

http://fabricademosaicos.com.br/


Ladrilhos Praça Coronel Pedro Osório - PelotasRS
Foto Vinícius Fernandes

Nenhum comentário: